Crustáceo foi encontro no Rio Mundaú |
Família de pescadores, que residem na Rua Cohab Nova em Santana do Mundaú, popularmente conhecida como "Rua de Seu Oscar", encontraram na tarde deste domingo (20/11) um pitu no Rio Mundaú, que segundo a família da dona Quitéria, o crustáceo seria gigante.
O pitu é considerado o maior camarão de água doce e é comum na Amazônia e no Nordeste do Brasil. Segundo moradores, esse tipo de crustáceo era frequentemente encontrado nas águas do Rio Mundaú no município, mas com o tempo foi desaparecendo.
O Mundaú Notícias não recebeu informações sobre o tamanho do crustáceo.
MAIS FOTOS
Por: Thiago Aquino / Mundaú Notícias com colaboração de David Amorim com informações e fotografias .

É uma raridade encontrar um PITÚ deste tamanho, infelizmente a pesca artesanal indiscriminada, sem qualquer planejamento e a grande poluição do Rio Mundaú, causada pelo despejo de esgoto domestico e de pequenos empreendimentos; os lixos que são jogados e atualmente a extração indiscriminada de sedimentos arenosos estão matando nosso Rio Mundaú e todos os seres que dependem deste grande Rio.
ResponderExcluirSe estão falando em PITÚ gigante então queria saber o peso desse PITÚ e o seu comprimento, algo muito fácil de fazer atualmente, para deixar registrado esse fato.
ResponderExcluirNa verdade, o extinção dessa espécie não dar apenas pelo fato do passar do tempo, mas sim, por conta de um tipo de veneno que era posto por populares em determinado percurso do rio para que esses espécimes pudessem surgir na margem e assim realizarem a pesca, isso acontecia, pelo que posso recordar a mais ou menos uns 12/13 anos.
ResponderExcluirTem umas lagoas aqui no sul que pitu desse tamanho é ate que comun... Ja vi ate uns maiores... E bem maiores....
ResponderExcluirLagoa dos esteves sc
Um amigo, da cidade de Horizonte/CE pegou alguns, inclusive estou com um no meu congelador...tenho as fotos no meu celular...É maior que esse...
ResponderExcluir